Ezequiel, contemporâneo de Jeremias, foi levado por Deus em uma época de rebelião e cativeiro babilônico. Sendo sacerdote no templo, sua busca intensa por Deus ativou nele o dom profético, tornando-o a voz de Deus para chamar o povo ao arrependimento, consolo e restauração. Ezequiel foi cheio da glória de Deus e recebeu visões gloriosas, incluindo a visão dos quatro seres viventes e a carruagem de Deus.
A Visão do Rio Espiritual
Em Ezequiel 37, o profeta teve uma experiência espiritual onde Deus o levou a um rio. Inicialmente, as águas do rio chegavam aos seus pés, depois às canelas, e Deus o chamou a ir mais profundo. Este rio simboliza o Espírito de Deus, que traz vida por onde passa, especialmente em lugares áridos e desérticos. Ezequiel foi chamado a derramar este rio de vida nas pessoas sem vida e sem presença de Deus.
O Derramamento do Espírito
A profecia de Joel 2:28-31 fala sobre o derramamento do Espírito nos últimos dias. Ezequiel, com sua unção profética, foi um instrumento de Deus para levar o avivamento e a restauração ao povo de Israel. A presença do Espírito Santo fez a diferença em sua mensagem e oração. Assim como Ezequiel, somos chamados a ser canais do Espírito, levando vida e avivamento a um mundo que se encontra em escuridão e desespero.
Fluir como Rios de Água Viva
Jesus, em João 7, convida aqueles que têm sede a virem a Ele e beberem. Prometendo que do interior daqueles que creem fluirão rios de água viva, referindo-se ao Espírito Santo. Somos chamados a buscar a presença de Deus, para que através da ativação profética, possamos ser rios de vida nas vidas das pessoas ao nosso redor.
“Eu declaro em nome de Jesus que você seja ativado pela unção profética e que o Espírito Santo tome sua vida, te transformando em um condutor da presença de Deus. Que você leve vida, restauração, cura e consolo a todos que encontrarem pelo caminho.”